Avatar icaraima

Indios Xavantes e a Lenda da Estrela

*

Os xavantes acreditam que as estrelas são olhos de pessoas que nos contemplam todas as noites. Certa noite, um índio que admirava o céu estrelado viu, de repente, uma estrela diferente das outras: brilhava mais, piscava muito e parecia inquieta.

O índio se enamorou da sua beleza. Mas, cansado de olhar para o alto, adormeceu. A estrela notando que o seu admirador havia adormecido, desceu até a Terra e transformou-se numa linda jovem. O índio acordou, viu aquela lindeza diante dele, e espantou-se.

Depois, trocaram olhares, conversaram e enamoraram-se. Mas a moça não podia permanecer muito tempo na Terra. Entristecida, ela despediu-se para voltar ao céu. Ele demonstrou muita tristeza e ela o convidou para acompanhá-la. Ele aceitou e indagou: "Mas como?" Ela respondeu: "Suba até o alto desta palmeira. Ela crescerá, crescerá, e levará você até o céu."

E tudo aconteceu num piscar de olhos. Por algum tempo, eles permaneceram no céu.
Porém, como o índio era muito responsável, desejou vir na Terra comunicar à todos da aldeia sobre seu desejo de permanecer no céu. Veio e em seguida, retornou para viver para sempre ao lado de sua amada estrela. Por isso é que, de vez em quando, uma estrela pisca.

É o namoro da estrela com o índio.




On March 02 2014 at Bahia, Brazil 141 Views



Avatar mirous

Mirous On 09/03/2014

Que lindo!


Avatar come_poeira

Come_poeira On 07/03/2014

Bonita a lenda. Bonitos tambem os adornos das orelhas.

Sobre a foto la no meu fotolog, o prédio é o Cube Palmeirense, fundado em 1866 onde são realizados festas de casamentos, formaturas, bailes etc.


Avatar 7_flordemanaca

7_flordemanaca On 07/03/2014

.

Muito bom terem conservado...

Gosto de ver prédios antigos conservados assim (e bem utilizados)




.
.


Avatar lareinamadre

Lareinamadre On 04/03/2014

una historia de amor muy bonita






Tag - Art
Loading ...